Jogo da Liga dos Campeões da Europa, faz história na luta contra o racismo

Durante muitos anos vimos jogadores, árbitros e membros da comissão técnica dos clubes de futebol, sendo vítimas de atos racistas, homofóbicos e preconceituosos e quase nunca algo foi feito.

Mas o ano de 2020 parece estar mudando as coisas, no ano em que a discussão de crimes raciais está em alta, estamos vendo tal assunto sair da teoria e ir para a prática, com manifestações nas ruas e dentro das quadras e agora campos de futebol.

Durante o jogo entre PSG x IBA, (PARIS SAINT-GERMAIN x ISTANBUL BASAKSEHIR pela Liga dos Campeões, o quarto árbitro da partida foi acusado de cometer injúria racial, contra um membro da comissão técnica do time Turco, Pierre Webó, o quarto árbitro Sebastian Coltescu chamou o juiz principal, Ovidiu Hategan, e pediu punição a Pierre Webó. Dizendo o seguinte:

“Aquele preto ali. Vá lá e verifique quem é. Aquele preto ali. Não dá para agir assim”, afirmou Coltescu, a Hategan, ao se referir ao camaronês da comissão técnica do Istanbul.

A partida contava com 13 minutos do primeiro tempo. Inconformados com a atitude do árbitro, as duas equipes protagonizaram um momento histórico, abandonando a partida e não voltando para o jogo.

Ao que parece o seguinte dialogo acorreu: Demba Ba disse ao quarto árbitro: “Por que na hora de falar de um cara branco você diz ‘esse cara’, e na hora de falar de um cara negro você diz ‘esse cara preto’?”

Neymar e Mbappe também se posicionaram sobre o ocorrido, “Se ele não sair, não vamos jogar”, disseram. A partir daí a partida foi paralisada

Já nos vestiários, Mbappe postou em suas redes sociais: “Diga não ao racismo. Webo, estamos com você”.

“Rafael, lateral-direito brasileiro do Basaksehir, disse em áudio enviado ao canal Esporte Interativo que alguns jogadores do clube turco não querem voltar a campo de maneira alguma. E o elenco decidiu que se um não voltar, ninguém volta”. Informações do GE

Mauro Beting afirmou que se o jogo retorna não haverá comentarista
“Não vou comentar. Estarei aqui, mas não vou comentar. A gente não quer essa bola rolando e não pode rolar. Se voltar o jogo, volta sem comentarista.” e completou “Todas as vidas importam, mas aquelas que passaram a vida toda sendo segregadas importam muito mais”

A Uefa determinou que o jogo retornaria às 18h mas os atletas do time turco não querem voltar a campo, mesmo com a Uefa confirmando a retomada.

O jogo não retornará, após Comunicado do Basaksehir, que dizia “No jogo contra o Paris Saint-Germain, os nossos jogadores decidiram não entrar em campo devido ao racismo do quarto árbitro Sebastian Coltescu contra nosso assistente técnico Pierre Webo. Apresentamos ao público as informações. #NãoaoRacismo”, a UEFA também se posicionou, jogo será realizado nesta quarta-feira, às 14h55 (horário de Brasília). A partida será retomada a partir do minuto 14 do primeiro tempo.

Essa é mais uma prova que a luta contra o preconceito começa no esporte e na educação. Não basta apenas ficar indignado com a atitude do árbitro, ela tem que ser reprimida.

Que aqueles que praticam atos de racismo sejam punidos exemplarmente e que casos como esse sirvam de exemplo para que outros clubes se unam no combate aos preconceitos.

Não basta não ser racista, sejamos antirracistas..

Deixe um comentário

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora